quarta-feira, 30 de março de 2011

O X DA QUESTÃO


Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, 2008. 2x + 10y – 8 = 3, esta é a equação que Vinicius e Caio tinham que resolver. Caio, 10 anos, sabia tudo de matemática, era um ferinha na escola. Vinicius, também 10 anos, era um aluno mediano, que não gostava nada da matéria, estavam fazendo o exercício passado pela professora. Irritado com a matemática Vinicius inventou uma teoria, no mínimo inusitada, sobre o “x”. Ele disse ao colega:
_ Sabe. Eu tenho uma teoria sobre o “x”.
_ É? Qual é?
_ O “x” tem mais a dar para o mundo do que só fazer parte de uma equação!
_ É mesmo?
_ É. O “x” esteve em todas as épocas do mundo. Sempre com destaque!
_ Que destaque cara? Você está é com preguiça de fazer a tarefa!?!
_ Né não Caio. Olha só. O “x” é número, é letra, é símbolo, serve de incógnita, de sinal matemático... É muita coisa para uma letra só...
_ Hum, pode ser.
_ É. Por exemplo, na matemática. Ele é sinônimo de vezes, de incógnita. Não tem o pi? Ele nada mais é do que um “x” com uma perninha dobrada.
_ Ah você já está forçando!
_ To nada. O “x” está em todas as partes da vida!
_ É? E no esporte então?
_ Aí que eu te digo! O “x” conseguiu uma façanha, ele está em TODOS os esportes. Sempre quando tem o “versus” qual é a letra que a representa? Hein? Hein? O “x”! Rio Branco X Desportiva!!! Brasil X Argentina!!! E naquele em que não tem o versus ele está presente nos nomes é “X Games”, é “X Style”, “Force X”...
_ Hum, pode ser... E no cinema então?
_ X-men, Triplo X...
_ Eu hein, você ta doido! Falando em cinema você está igual àquele cara naquele filme, o Bill Murray no “Número 21”.
_ Quem fez o filme foi o Jim Carrey e era “Número 23”. E eu não to igual o cara do filme nada! O cara virou um assassino e tal, e eu só estou te explicando uma parada muito sinistra.
_ Sei. E na história então?
_ Na história? Tem o Luis XXIII, o Malcom X que era o Martin Lutterking aquele cara lá dos Estados Unidos...
_ Hum, você só é preguiçoso na escola, quando é pra enrolar você logo põe a cachola pra funcionar! E na TV? Me diga lá seu sabichão.
_ Que tal uma mulher que fez sucesso em todo o Brasil e na América do Sul? A Xuxa. Olha que coincidência, ela tem dois xis no nome dela!
_ É. E nos livros então? Duvido que você encontrará algo com o x!
_ Literatura? Tem o “x” também. Tem o Cruz e Souza, o Oswaldo Cruz... Cruz não sei se você sabe, olhado de um outro ângulo nada mais é do que um “x”! E se fosse você eu ficaria preocupado.
_ Por quê?
_ Olha o número de sua casa, é 39. XXXIX. Outra coisa você mora a uma casa de uma encruzilhada. Encruzilhada-cruz-visão de outro ângulo-x.
_ É mesmo. Ah, mas isso é conversa fiada. Vamos voltar ao exercício.
_ Tá bom, eu tentei! Qual é a equação mesmo?
_ 2m + 10y – 8 = 3.
_ 2m? Não era 2x?
_ Era. Mas depois dessa conversa toda, decidi mudar. Pelo sim pelo não... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário