quinta-feira, 26 de novembro de 2020

A quarentena “imaginária” e o seu descumprimento

 



A quarentena “imaginária” e o seu descumprimento

O descumprimento da quarentena, em tempos de pandemia do COVID-19, tem sido um dos maiores problemas enfrentados durante o ano de 2020.

                                  


                                                         Praia localizada no Rio de Janeiro, durante

                                                                              a quarentena, com aglomeração de banhistas.

 

21/11/2020 15:28


     Devido à Pandemia de 2020, iniciou-se um processo de quarentena que visa evitar aglomerações e, logo, a propagação do COVID-19. Dessa forma, pode-se evitar maiores contaminações ou em casos graves, a morte de milhares de pessoas. Entretanto, com o passar do tempo, uma considerável parte da população vem contrariando as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e frequentando bailes, praias e programações, o que gera um grande problema. 


     O COVID-19 tem sido pauta para muitos, porém é nítido que para algumas pessoas, evitar o vírus não tem importância. Depois do mês de março, a média de cumprimento do isolamento tem diminuído consideravelmente e, atualmente, ao observar áreas de lazer, é possível encontrar uma enorme aglomeração de pessoas.


     O que mais se tem visto são shows e programações para ir em locais como praias, bailes e churrascos. Um dos maiores problemas é ver famosos descumprindo o isolamento. Estes, considerados “influenciadores”, podem vir a influenciar outras pessoas a saírem e, como um ciclo, mais pessoas saem, propagando o vírus.  


     O mais agravante é que a recomendação de maior importância (o uso da máscara), não tem sido colocada em prática, ou seja, parte da população está se colocando em um risco enorme.


     O fato mais alarmante do descumprimento da quarentena, é a negligência da mídia perante a questão dissertada. Dificilmente são feitas reportagens, vídeos, ou entrevistas acerca do fato de muitas pessoas não cumprirem o isolamento. Isso infere que a preocupação quanto ao vírus é, por parte de muitos, inexistente. Apesar de divulgada, a quarentena tem sido pouco questionada, o que a faz parecer, portanto, imaginária.

 

 

Por: Raiany Pires

                                                                   

 

4 comentários:

  1. Excelente texto parabéns Raiany

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Raiany excelente reportagem utilizou uma linguagem moderna e culta com uso de pontuação e senso crítico.
    Diomar

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Raiany arrasou 🙌🙌👏👏

    ResponderExcluir
  4. Reportagem muito bem escrita, descreve com clareza o cenário que estamos vivendo atualmente, fazendo uso excelente do português.
    Por: Larissa Pires

    ResponderExcluir