domingo, 11 de setembro de 2011

O LADO RUIM DA MODERNIDADE



Ontem a noite estava num culto voltado ao público jovem. Em dado momento o palestrante ao aconselhar os jovens a se espelharem na palavra de Deus e não em grupos musicais famosos demorou (cerca de um minuto) a achar exemplos para sua afirmação/conselho. Os grupos citados por ele foram Guns 'n Roses e Pink Floyd. Isso mesmo que você leu, Guns e Floyd, grupos de muito sucesso dos 70/80 e 90. É claro que o palestrante estava desatualissadíssimo, mas o mais terrível não está aí.

Virei para a minha esposa e disse: "Poxa Guns e Floyd? Se ele pelo menos citasse o... o... o..." E não veio absolutamente ninguém a minha mente. Não há NENHUM grupo musical de referencia mundial nos dias de hoje. E por que será que aconteceu isso?

Em grande parte por causa da modernidade, da internet e da globalização. Tudo acontece muito rápido e as informações são abstraídas com velocidade incrível. Com isso qualquer porqueirinha faz um sucesso estrondosso e some na mesma velocidade. Tudo passou a ser muito efêmero. 

Isso explica o porque da "morte" da MTV que em alguns tempos simplesmente parou de passar video clipes e focou somente em programas de entretenimento. Hoje a emissora (em crise bravissima de grana) se resume a repassar o que faz sucesso na internet (inclusive as atrações musicais).

Sem conteúdo musical as novas gerações tendem a ser menos profunda e, portanto, com menos qualidade. O que explica grandes sucessos de bandas de uma música só. Quem lembra dos Hansons que fizeram grande sucesso no ínicio dos anos 2000? Acho que ninguém (nem eles mesmos se bobear).Assim já vem acontecendo com os Jonas Brothers e, em breve, com o tal Justin Bieber.
O que tem de mudar? Sinceramente não sei. Vamos orar a Deus Handrix e a Madre Janis pra ver se surge um novo Nirvana com igual vigor, conteúdo, explosão e constância. Senão... Vamos ter de ir com Lady Gaga mesmo por um bom tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário