quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PORQUE ELE NÃO MERECE MORRER...


Conhecido por grande parte da população brasileira como "aquele gordinho doido da Venezuela", Hugo Chávez, presidente daquele país já há algum tempo está em Cuba fazendo tratamento contra um câncer. Em delicado estado de saúde, não conseguiu assumir o governo de seu país. Chávez está muito próximo da morte, mas, para mim, não merecia morrer, sabe por que?

Primeiro porque não sou venezuelano. Não sei se Hugo Chávez é o melhor presidente para seu país (tenho quase certeza que não é), uma vez que coloca fatores externos - e suas próprias convicções políticas pessoais -  à frente dos interesses de sua população.

Mas... Sou brasileiro e aí, sim, pra mim ele é um ótimo representante sul americano, principalmente por ser um dos únicos presidentes (talvez o único numa nação dita democrática) a, assumidamente, ter uma política "anti-imperialista" (leia-se anti Estados Unidos).

Num mundo onde os Estados Unidos se acostumaram a ser "xerifes" dos interesses "comuns para o mundo" (subentende-se interessante para eles), é interessante ter alguém que vá de encontro a tal domínio yanque.

Seja por uma visão revolucionária, à frente de seu tempo, ou só por implicância, Hugo Chávez , com sua sã loucura política, mostra ao mundo aquilo que todos sabem, mas insistem em manter velados: Somos dominados pelos gringos que impõem, seja direta ou indiretamente, sua política econômica, bélica, comercial ou de costume.

Repito: Não sou fã de alguém que fecha veículos de imprensa, cessa a voz de opositores à força e mantem-se no poder de forma questionável, mas sempre me faz rir de satisfação lembrar que o "gordinho doido da Venezuela" foi o único que se levantou oficialmente contra a descabível invasão norte americana ao Iraque, por exemplo. 

O mundo precisa de mais líderes que façam valer sua soberania nacional mesmo quando for em detrimento aos mandos de tamanha força financeira e bélica quanto os EUA. O mundo precisa de mais gordinhos doidos e de culhão, para aguentar o regaço que é dizer não ao Tio Sam. O mundo precisa de outros sobrinhos mal criados como Chávez.

Certa vez o rei da Espanha, irritado pela falação de Hugo, soltou a célebre ¿Porque não te calás?, já eu digo: Usted nunca debe callar. Nunca!


No!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário