segunda-feira, 18 de junho de 2012

A CURA DA MORTE




Ontem assistindo os programas noturnos de notícias (cada vez menos "Fantásticos ou Espetaculares") me deparei com reportagens envolvendo um caso de uma jovem que brigava judicialmente para poder congelar o pai dela, num processo criado nos Estados Unidos (sempre eles né?) onde humanos, após mortos, são congelados em temperatura ultra baixa esperando pela "cura da morte". Isso mesmo, eles acreditam, segundo a empresa que mantem várias cadáveres congelados que, em cerca de 50 anos os homens terão descoberto uma forma de não morrer, ou morrer e viver de novo, enfim, um desparate que eles acreditam que irá acontecer daqui a meio século de estudos mais ou menos.

Imaginem a cena: Supondo que a "cura da morte" ocorra como será seu processo? Será barato (provavelmente não)? Como será que as pessoas "recém-vivas" lhes darão com a perda de vários e vários parentes e amigos queridos? E a religião? Alguma dúvida que será terminantemente contra? Imaginem a cena: Não consigo pensar em outra coisa senão o caos!

O medo da morte é um mal que aflige a sociedade desde sempre. Querer driblá-la é algo que ocorre a muito tempo, sempre, claro, sem sucesso e, a rigor, é o que mantem nossa sociedade como está. Imaginem um mundo sem morte. Limites serão desprezados e a negligência com a vida humana será ainda maior. As religiões perderão sentido e, se partirmos do pressuposto que, por fim, elas que regulam as leis, viveremos numa terra de ninguém. Haverá a situação inusitada de termos alguns humanos que, por convicções, preferirão "continuar mortos". E anos e anos de estudos científicos, filosóficos e religiosos cairão por terra, quando finalmente descobrirmos o que há post-mortem.

Sempre tive muito mais medo das coisas da ciência do que de qualquer coisa que envolva religião e, admito, tenho tido ainda mais medo nos últimos tempos. Tem gente que diz que temos medo daquilo que não conhecemos, eu tenho medo exatamente do contrário, tenho medo daquilo que exatamente eu conheço, que é a hipocrisia, a ganância e a arrogância humana. 

Por favor só não me tirem o direito de poder morrer em paz, e sem volta.

4 comentários:

  1. Amigo o ser humana tem vindo a bater os seus limites desde sempre! E porque nao assim?! Alias ja nao tem grande escolha pois os estudos estao a desenvolver.se rapido e eficazmente ( 30% da vida ja pode ser prolongada! Apenas ainda n e legal... e qual e o problema de uma cura para a morte?! Ha cura para tudo e mais alguma coisa! Quanto ao espaco no planeta (devido ao crescimento da populacao) a NASA esta a tratar disso existem mais de 27 potenciais planetas a serem colonizados (de momento)!

    Quanto a religiao n sei que lhe diga pois n percebo o que tem a ver uma coisa com a outra...

    ResponderExcluir
  2. A questão é muito mais sobre convicções do que aplicações. É claro, óbvio e evidente que o desenvolvimento científico é benéfico a humanidade, afinal não gostaríamos de estar morrendo de tuberculose ainda hoje não é? Contudo a questão parece-me muito mais invencionista, panfletária e propagandista do que propriamente evolucionista. Vivemos há anos (décadas) esperando finalmente viver num mundo de 'Os Jetsons' que insiste em não chegar, e presumo que a "cura" da morte seria seu ápice. Logo congelar cadáveres, além de mórbido, soaria, dentro dessa perspectiva apenas como a venda (ou manutenção) de picolés humanos.

    Sem ter o único "male não remediável" como regulador como seria a nossa sociedade? Viveria em paz? Acho que não.

    Pare para pensar. As religiões são, mesmo para ateus e/ou agnósticos, as reais reguladoras da sociedade. É o medo do imponderável, do "inferno" que faz com que as pessoas ainda tenham um pouco de decência em nosso mundo, afinal "papai do céu não gosta". Sabendo se há, efetivamente, céu ou inferno, e principalmente se não houver, onde vamos parar?

    ResponderExcluir
  3. Eu sei congelar corpos e maluquice... e concordo mas porque nao enganar a morte ou apenas prolongar a vida? O mundo tem muitos preconceitos mas a verdade e que isto esta mesmo a acontecer e e o futuro da humanidade que pode ate ser considerado como uma evolucao da especie. Imagine.se so daqui a uns 100 anos completamente jovem e saudavel a viajar entre galaxias so para ferias noutro planeta e ser tao normal como uma viagem de trem ou aviao? Temos todos os recursos para isto e o universo e infinito por isso ira haver sempre espaco para mais gente! Imagine so ter a sua familia consigo para sempre sem as tristes mortes deles e de nao os perder. Pense um pouco nisso... isto e o futuro e o futuro vem ai! Temos de estar preparados para tudo.
    Esta enganado em relacao a algumas coisas... praticamente nenhum do ser humano hoje em dia faz o bem por deus mas sim pela propria humanidade que o ser humano tem... nao e deus quem toma as nossas decisoes mas sim o nosso instinto e a humanidade existente na nossa alma...
    Deus ajuda.nos e apoia.nos sempre! Voce engana a morte... ele nao ficara zangado com voce ele apoia.lo.a porque afinal de contas deus serve para apoiar nao para castiga
    r! Nao se preocupe com o passar dos tempos as pessoas adaptam.se automaticamente a sociedade do momento! Tudo ficara bem como sempre esteve! Afinal de contas e a natureza do nosso ser...
    set...

    ResponderExcluir
  4. SE ISSO ACOMTEÇER UM DIA O CRISTIANISMO E TODAS AS RELIGIÕES ACABARAM , PORQUE SE TODOS PENSAM NA IDÉIA DE SEREM SALVOS POR ALGUM DEUS E SERVINDO A ELE EM ALGULMA RELIGIÃO EMTÃO PORQUE TERIA QUE TEMER A NÃO SALVAÇÃO DA ALMA SEGUINDO UMA RELIGIÃO OU DEUS SE NEM MORRER MAIS IRÃO ? EMTÃO SERIA O FIM DA FÉ DEUS PASSARIA SER VISTO APENAS COMO UM MITO E APENAS 10 ANOS DEPOIS DESSA CRIAÇÃO DE CURA PARA A MORTE AS GERAÇÕES SEGUINTES OUVIRIAM FALAR DE DEUS APENAS COMO UM MITO E IMAGINÁRIO APENAS COMO UM PERSONÁGEM IMÁGINÁRIO COMO SE FOSSE TÃO IMAGINÁRIO COMO UMA LENDA DO FOLCLÓRE , ALÊM DO MAIS QUEM TEM DIREITO DE TRAZER A VIDA DE VOLTA É SOMENTE DEUS E DE FATO ELE IRÁ FAZER ISSO EM APOCALIPSE ESTA ESCRITO QUE OS MORTOS LEVANTARAM PARA DAR CONTA DE SEUS ATOS , E DEUS NÃO VAI CHEGAR AO PONTO DE DEIXAR O HOMEM FAZER POR ELE O QUE É O PAPEL DELE SE ENCAREEGAR DE FAZER E SE NEM O DIABO CONSEGUIU CHEGAR AO NIVEL DE DEUS NO PODER VOÇÊ ACHA QUE O HOMEM VAI , A PONTO DE IMPEDIR A MORTE ? PODE PROLONGAR A VIDA PODE ATÉ INVENTAR A CURA PARA A DOR NO GERAL MAIS PARA A MORTE NÃO DÁ E É IMPOSSIVEL OU PELO MENOS SE FOSSE O CASO TERIA VÁRIOS DANOS PELA HUMANIDADE COMO POR EXEMPLO O AUMENTO DA FOME MAIS FALTA DE EMPREGO AINDA E MAIORES DOENÇAS COMO POR EXEMPLO A AIDS AUMENTARIA E MUITO PORQUE ATÉ EMTÃO A CURA FOI PARA A MORTE EM SI MAIS NINGUÊM FALOU QUE A FOI CURA DAS DOENÇAS , OU SEJA TERIA MUITO NEGO EM FASE TERMINAL SECANDO NA CAMA COM 300 ANOS QUERENDO DESCANÇAR E MORRER E NÃO IRIA PODER MAIS KKK , O SER HUMANO TEM IDÉIAS FANTASTICAS MAIS NÃO PENSA NOS DANOS OU SEJA O PROBLEMA NÃO ESTÃO NAS IDÉIAS ESTÃO NAS CONSEQUÊNÇIAS E DANOS .

    ResponderExcluir