Anda circulando pela internet trechos de uma reportagem feita pela famosa revista ESPORTIVA France Football com o título 'A Copa do Medo', obviamente sentando o pau no Brasil, listando uma série de mazelas de nosso país, e pondo em cheque se vale ou não a pena vir ao Brasil assistir a copa.
Bem... Quem escreve o que quer, lê o que não quer. Oras, é claro que vou me permitir responder. Em itálico e vermelho o trecho da reportagem e abaixo minhas considerações.
Apesar do lema brasileiro: “Ordem e Progresso”, o que menos se vê na preparação deste mundial, é Ordem ou Progresso.
A FIFA não pediu o Brasil para sediar a Copa, foi o Brasil que procurou a FIFA e fez a proposta.
A corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo.
A burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões para os Cartórios.
Tudo se desenvolve a base de propinas.
Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles.
Beleza. Assino embaixo. Mas isso a gente já sabe.
Cuidado que os black blocks, ou seja lá o nome que esses baderneiros tem, vão pegar vocês hein!?! Então, isso é importante. A FIFA não é vilã de nada e isto é um fato. Protestar contra a Copa, a alguns meses do torneio é burrice, e das grandes!
E isso demonstra como esse levante já parece morto, antes mesmo de nascer. Se quisesse protestar, que isto fosse feito em 2007, ano em que o Brasil vislumbrou se candidatar a sede. Agora o inteligente é o contrário. É apoiar! Os estádios já estão feitos, as "melhorias" estruturais também. Já que a grana já foi gasta, devemos é, tentar, recuperar parte dela através do turismo.
Protestos válidos acontecerão mais para frente. De preferência próximo às eleições. Aí sim. Para mim os black blocks são bandidos. Porque andar disfarçado se seu intuito é protestar em paz? Porradaria e baderna pode até espantar os turistas, mas definitivamente não nos dará dinheiro.
O Brasileiro dá mais importância ao futebol do que à política.
Ah para. Sim, os brasileiros dão mais importância ao futebol do que a política, mas vá, os franceses também. Os ingleses também. Os argentinos, turcos, mexicanos... Isso é absolutamente comum. Nenhum país do mundo pode se gabar de ter uma população 100% politizada e o Brasil não é exceção. Nos Estados Unidos, suposto país "número um" do mundo, sua população é muito mais aficionada ao baiseball, futebol, ou basquete do que na vida do Obama. Taí o Homer Simpson que não me deixa mentir. E ainda assim eles dão as cartas no mundo. Basta os EUA assobiarem que a França vem com o rabinho balançando. É ou não é?
A FIFA, como imagem institucional, busca não associar-se a ditaduras. Tanto que excluiu a África do Sul na época do Aparthaid e, ao contrário do COI, recusou a candidatura da China, apesar das ótimas condições que o país oferecia. Mas o Brasil, sede da Copa, vive um caso de amor com ditaduras.
É. Tadinho dos EUA. Os bichos papões China, Irã, Cuba e Venezuela podem fazer mal a eles. Repararam como essa afirmação cai por terra por si só?
O Brasil pleiteava uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, para sentar-se ao lado França, mas devido ao seu alinhamento com ditaduras, a França já se manifestou contrariamente.
Paris é a cidade mais visitada do mundo, com quase 20 milhões de turistas / ano. São Paulo é menos visitada que a pequena Benidorm na Espanha, ou que a cinza Varsóvia, na Polônia ou a poluída Chenzen na China.
É sim, revista FRANCE football. A França é o país mais legal do mundo. O jeito será mudarmos São Paulo para a Europa para ela aumentar seu número de turistas.
No Brasil há mais assassinatos que na Palestina, no Afeganistão, Síria e no Iraque JUNTOS.
No Brasil há mais assassinatos que em toda a AMÉRICA DO NORTE + EUROPA + JAPÃO + OCEANIA.
Fonte??? Bem... A população brasileira é maior, aliás, bem maior, do que Palestina, Bambala, Arimatéia e Iraque juntas né? Logo, proporcionalmente...
O Brasil tem uma porcentagem de universitários menor que o Paraguai;
E olha que o Lula instituiu tudo quanto é tipo de cota hein. Quantidade nunca foi e nunca será qualidade. Prefiro um grupo menor, mas qualificado, do que uma multidão de universitários despreparados.
Apenas 3% dos Brasileiros são bilingues.
Quer dizer que se falássemos inglês seríamos mais prósperos?
A Argentina tem 5 prêmios Nobel, a Colombia 3, o Chile 3, a Venezuela 1, a Colombia 4, o Brasil? Zero!
Ano passado surgiram 300.000 novos analfabetos.
No ranking da ONU de 2012 o Brasil, que já estava mal colocado, caiu mais 3 posições, e hoje é o número 88 no mundo. (A França é 5.)
O Brasil fica atrás de Belize, Ilhas Fiji, Tchad, Azerbaijão, Ilhas Maurícios, Uzbequistão, Mongólia, Paraguai, Trinidad e Tobago, Belarus, Tijiquistão, Botswana, São Tomé e Príncipe, Namíbia, Santa Lúcia, Moldavia… Até atrás da Palestina em guerra, o Brasil conseguiu ficar.
Estatísticas e mais estatísticas criadas por um bando de velhinhos gringos que, aposto, nunca botaram o pé no Brasil. A Argentina tem 5 Nobels? E...? Machado de Assis foi um dos maiores escritores do mundo e nunca ganhou um Nobel de literatura. E agora, dá para dar algum crédito ao Nobel?
No ano passado surgiram 300.000 novos analfabetos? Como assim? Eles nasceram em 2013? Bem... Eu acho que todo mundo nasce analfabeto mesmo.
Ranking da ONU... Vamos perguntar a um velhinho estatístico desses da ONU se eles preferem morar no Brasil ou em Botswana. Será que alguém quererá o país africano?
Ufanismo
Estou longe de ser ufanista ou muito menos alienado pela pátria. É óbvio que temos que melhorar. O que não dá pra aguentar é um bando de franceses (França, porra) querendo tirar onda com a gente, ainda mais se baseando em dados e estatísticas subjetivos e tendenciosos.
Vejo alguns brasileiros repostando essa reportagem como se tivessem prestando um grande favor ao país. Pois não estão! Resmungar não é caminho. Torcer contra a seleção não é o caminho. Brigar com a polícia não é o caminho. Devemos ter sensibilidade e inteligencia e protestar, pacificamente, pela coisa certa.
As eleições vem aí. E é lá que quero ver esse povo com essa garra toda para melhorar.
Ah, brasileiros e não franceses, ok?
Nota do blog: A reportagem da Revista France Football sobre mundial no Brasil, que apresentava algumas críticas ao mundial, especialmente sobre a segurança e as manifestações, acabou tendo uma versão em português bem diferente da original sendo divulgada por inúmeros blogs e fóruns de discussão na internet. Apesar de quase todos os pontos levantados serem reais, preocupantes e motivo de indignação, o texto sendo divulgado é na verdade um HOAX, por não constar da matéria da revista francesa. É o problema de muitos blogueiros republicarem textos sem a devida análise e investigação. Por outro lado acabou atraindo atenção para reclamações.
No subtítulo real da revista diz: Atingido por uma crise econômica e social, o Brasil está longe de ser aquele paraíso imaginado pela FIFA para organizar uma Copa do Mundo, a menos de 5 meses do mundial, o Brasil virou uma terrível fonte de angústia.
O texto saiu publicado em alguns sites como sendo a tradução do artigo da revista, mas uma análise mais detalhada provou que isto não é verdade. Apesar de parte dos pontos levantados serem verdade (nem todos como, por exemplo: nenhum Colombiano nunca recebeu um prêmio Nobel), a matéria serviu pra gente ver como temos reclamões no Brasil. Taí uma boa nova pauta para a Revista France Football publicar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário