quinta-feira, 23 de junho de 2016

CRÔNICA 'JUVENTUDE'



Juventude

Por Irys Brito Moratti

Talvez deva ser verdade o que os meus avós me dizem: “essa geração não aproveita a juventude’’. Eles me contavam histórias de suas brincadeiras e travessuras de quando eram crianças. Admito que nem sequer saberia dessas brincadeiras se eles não tivessem me contado.

Eram ‘cinco-Marias’; ‘ciranda’; ‘pula-carniça’; ‘passa anel’; ‘adoleta’; ‘alerta’; ‘boca de forno’; dentre outras, seja em casa ou na rua. Enquanto isso suas mães gritavam seus nomes, berrando, para voltarem para suas casas, pois estava anoitecendo ou prestes a chover...

Também diziam que, mesmo com seus 16 ou 18 anos, ainda brincavam de ‘casinha’ ou jogavam uma ‘pelada’ na rua. Hoje é impossível isto acontecer! Nossos brinquedos são a tecnologia, celular, computador, TV e às vezes (quase nunca) um livro, normalmente quando já está prestes a dormir...

Quando eles me contavam – pra ser sincera – sentia inveja. Pareciam muito mais felizes, com tanta adrenalina... Já eu e minha amigas ficamos trancadas no quarto, conversando via SMS ou aplicativos de mensagens, sobre coisas irrelevantes, só para passar o tempo.

Acho que não dá para reverter isso. Se eu for agora mesmo convidar algum amigo ou vizinho para ir brincar na rua de ‘esconde-esconde’ ou outro ‘pique’, eles não vão aceitar. Uns irão dizer que estão com sono ou preguiça, outros irão dizer que está se arrumando para sair com a (o) namorada (o) ou amigo, e outros dirão que a mãe não irá deixar por ser perigoso ou irão se sujar...

Apesar de não ter vivido aquele tempo, sinto muita saudade dele...  



Quem é Irys Moratti? Estudante. Aluna do ensino fundamental da Escola Mundo Moderno.

‘Herbert Vianna dizia que atrás de seus óculos batia um coração. No de Irys também, ainda mais num peito juvenil cheio de vida. Além de um coração, atrás dos óculos de Irys tem também uma mente muito criativa e muita massa cinzenta pulsante. Só alguém acima da média para transformar uma reles atividade escolar em um texto que, de tão interessante, comoveu este blogueiro que vos escreve.  Muito bem! Muito bom! Estamos no caminho certo...’


Sandro Bahiense, blogueiro, professor e fã dessa garotinha cheia de talento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário