domingo, 14 de agosto de 2011

NÃO AO CRIANÇA ESPERANÇA!



Está se aproximando mais uma edição do "Criança Esperança(?)". O especial visa angariar fundos para a Unicef  que, segundo palavras deles, tem o intuito de ajudar o maior número de crianças carentes possíveis através de doações feitas pela população. Daí, desde então, Xuxa, Luciano Huck, Faustão, enfim, a "nata" Global (faltou a personagem "eu tô tão bandida" do Zorra Total também né?) aparecem em sua telinha, através de drops, cantando uma musiquinha irritante e idiota pedindo sua grana. Porém o ápice é o especial que será veiculado num sábado desses, apresentado pelo Didi Aragão e recheado de "artistas".

Então... Eu não gosto do Criança Esperança desde já. Acho tudo piegas e hipócrita. Mas guardemos minha opinião pessoal em meu bolso. O que pega aqui, e que quero que vocês parem pra pensar, é do porque, porque, e para que, você que está me lendo agora - e que doa para o programa - faz a doação. Me responda por favor...

As doações tem um grande aliado, a hipocrisia. Quando a pessoa liga para fazer a doação ela acredita "estar ajudando" e "fazendo a sua parte", ela acha que dali "fez a boa ação do dia" e que "vai para o céu, pois ajudou uma criancinha". Será? Primeiramente quantas pessoas procuram saber para onde vai esse dinheiro? Poucas. Talvez ninguém até. O destino do dinheiro não me interessa, mas saber que a pessoa que doou também não se interessa em saber me dói o coração.

O engraçado é que a mesma pessoa que doa de bom grado pro programa não tem coragem de dar uma ajuda (um pão, uma roupa velha) a uma criança que esteja inserida em sua vida, aquele menininho que fica na porta da padaria ou na pracinha do seu bairro, por exemplo. Que bom samaritano é você? Doa pra Rede Globo, ops, pro Criança Esperança, e não tem coragem de ajudar alguém que está ao seu lado? Que esquisito.

Talvez se o Daniel, o Bruno e Marrone ou a Angélica cantassem pra você... Talvez você se comoveria. Talvez. Talvez se o Renato Aragão (aquele que nos anos 90 queria ganhar mais do que os outros três trapalhões e que, por isso, acabou com o grupo e fez com que as famílias de Zacarias e Mussum hoje vivam quase na miséria) falasse com você né? Talvez...

Não é a Rede Globo, o SBT, a Rede Vida que tem que "cuidar" das crianças carentes de nosso país. Quem tem que cuidar de nossas crianças é o governo. É o governo que tem que dar escolas, saúde e segurança adequadas. Quer ajudar de verdade? Cobre a Dilma Rouseff. Cobre dela melhores condições de vida para nosso filhos. Cobre dela um país com estrutura suficiente para que um emissora de TV não tenha que fazer programas em prol de "ajudar" os carentes.

Ainda assim você quer ajudar uma criança pobre? Temos os vigilantes da noite, os alberques, ou mesmo aquele menininho que fica na porta da padaria... Ajude esses. Se cada um que doe para o programa em vez disso ajudasse alguém próximo a si tenho a certeza que poderíamos resolver bem mais a questão da má qualidade de vida de nossos brasileirinhos. Pense nisso. Doar por telefone é cômodo. Mas será que é eficaz?

O Criança Esperança não é bonito, e sim hipócrita. Não se contagie, não se influencie. Pare pra pensar.

Um comentário:

  1. Seria mais eficaz, se ajudássemos o APAE de nossa cidade. Lá, relamente precisam!

    ResponderExcluir